quarta-feira, 2 de maio de 2012



Segundo dados da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor em2009, a cervicalgia (dor na coluna cervical) afeta de 30 a 50% da população geral dentre esses 15% experimentarão cervicalgia crônica (>3 meses) em algum momento de suas vidas. Não raramente o comprometimento de estruturas na coluna cervical leva a dores irradiadas para os membros superiores (Braquialgias) podendo induzir a diagnósticos equivocados de tendinite, síndrome do túnel do carpo etc.

A cervicobraquialgia é uma inflamação da coluna cervical (pescoço) com dores irradiadas para os membros superiores (braços, antebraços e mãos).
A dor é o sinal de alarme de que o nosso corpo sofre com algum dano ou lesão. “Dependendo do grau, esse incômodo pode tornar a vida limitante e deixar a pessoa impossibilitada de realizar tarefas diárias”.
Junto à dor, é comum aparecer fadiga muscular, sensação de formigamento (Parestesias), e nos casos mais graves, o músculo pode ser atrofiado. São sinais que podem ou não ser bem localizados. Podendo se propagar pelo corpo, pois os nervos que saem da coluna cervical possuem ramificações que se estendem por ombros, cotovelos, antebraços, mãos, dedos e cabeça (região da nuca).
Outros sintomas dessa inflamação são fraqueza, flacidez, perda dos reflexos, falta de coordenação, perda de força no punho e dificuldade para realizar tarefas com as mãos.
Em quem convive com a cervicobraquialgia fora de controle, também podem ser comuns dores na parte posterior da cabeça.
Normalmente, os sintomas irradiam só para um membro, exceto nos casos em que há compressão intensa, como uma hérnia de disco acentuada.
Para evitar problemas sérios, é preciso detectar as causas das dores e seguir um tratamento adequado. O diagnóstico da cervicobraquialgia é feito através de uma avaliação clínica e exames como Raio X ou ressonância magnética. Para o tratamento surtir efeito, são necessários repouso, medicações sempre prescritas por especialistas e sessões de fisioterapia. Esses procedimentos são fundamentais para reduzir a dor e a inflamação nervosa.
Em todas condições o tratamento manipulativo é altamente indicado, além das patologias intrínsecas da coluna cervical como os processos degenerativos e as hérnias discais. É importante frisar que esta é uma região que responde muito ao estresse emocional, que colabora para a perpetuação das disfunções orgânicas já citadas. As técnicas quiropráxicas de manipulação cervical e torácica e as técnicas miofasciais oriundas da osteopatia e a mobilização neural têm demonstrado fortes evidências de eficácia nestas condições, apresentado alívio comparável a medicações para dor comprovadamente eficientes, porém com resultados mais rápidos, duradouros e com menos efeitos colaterais.   Muitas pessoas ainda tem medo das manipulações cervicais, devido a mitos que se espalharam e continuam se espalhando a muito tempo, mas podemos assegurar que um fisioterapeuta devidamente treinado em quiropraxia identificará facilmente a presença de contra-indicações á determinadas técnicas e oferecerá um tratamento manipulativo seguro e eficiente. Estudos demonstraram que o risco é mínimo: em torno de 1 caso para cada 10 milhões de manipulações. O risco é menor do que tomar medicamentos como o paracetamol ou a aspirina, que podem provocar, por exemplo, complicações gastrointestinais importantes.
Add caption
Agende sua Avaliação

Atendimento Domiciliar

Carangola e Região

Dr Igor Amorim do Couto
(32) 8489-1912 / (32) 9122-7525




Nenhum comentário:

Postar um comentário