terça-feira, 8 de maio de 2012


Escoliose está entre as principais causas das dores nas costas


A coluna, vista por detrás deve ser "reta", sendo a escoliose uma deformação da coluna onde ela desvia para um dos lados.

A escoliose é um desvio tridimensional (nas três dimensões) da coluna; o que significa que a coluna além de desviar para um dos lados também faz rotação e inclinação.

As curvas escolióticas podem ser em “C” quando ocorrem para um único lado, ou em “S” quando a coluna se curva para um lado e em seguida para o outro. Escolioses “leves” não caracterizam um problema propriamente dito, e raramente apresentam sintomas. Porém em casos mais severos, os pacientes podem necessitar de cirurgia. Por isso é sempre importante um acompanhamento multidisciplinar.



Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% da população tem, pelo menos, duas crises de coluna durante a vida. No Brasil, não há números precisos, mas os especialistas não têm dificuldade em apontar a escoliose - um tipo de desvio da coluna - entre as principais causas das dores nas costas. Dores que muitas vezes só vão surgir na vida adulta e, quase sempre, têm origem na infância e na adolescência.

Inúmeras vezes não se conhecem as causas ou razões da escoliose e nesses casos diz-se que a escoliose é idiopática.

Numa época em que temos inúmeros métodos de exames por imagens que proporcionam uma nítida visão da coluna vertebral, ainda se busca explicação para as causas do problema. Fatores genéticos e comportamentais não podem ser desprezados, mas não explicam tudo.

Atividades diárias, tais como: subir escadas, abaixar, sentar-se para trabalhar, praticar atividades físicas podem ficar seriamente comprometidos quando a coluna possui alguma deformação.

Alterações nas articulações sacro ilíacas, algumas áreas de fixações, principalmente nas "zonas" de interseção entre a coluna Sacral e Lombar, Lombar e Torácica e Torácica e Cervical podem levar a algumas compensações nas áreas proximais, numa tentativa de promover a mobilidade da coluna, e com isso as curvaturas não fisiológicas da coluna aparecem para manter a horizontalidade do olhar e para tentar manter os ombros alinhados. 

Tratamento

O tratamento Fisioterapêutico, pode utilizar varias técnicas. Dentre elas a Quiropraxia, o Pilates, a massagem e outras técnicas que viabilizem a correção da escoliose.

Os Fisioterapeutas Quiropraxistas são qualificados para avaliar, determinar a possível causa, medir os graus da escoliose e em seguida sugerira melhor intervenção terapêutica com o objetivo de diminuir esses graus, ou seja, diminuir a curvatura, “alinhando” melhor a coluna. Para isso, é necessário a freqüência e disciplina no tratamento, para que seja possível gerar condições favoráveis à recuperação do corpo.

O tratamento com a Quiropraxia é personalizado de acordo com a necessidade de cada paciente, mas normalmente utilizam de ajustes na coluna, orientações para uma melhor postura e para a prática de atividades físicas rotineiras de maneira adequada, tração e “movimentos de realinhamento”.

Nos casos considerados severos onde há um comprometimento com ângulo de curvatura superior a 10º pode ser indicado o tratamento cirúrgico, mas apenas 5% são necessárias esse tipo de intervenção.

É sempre muito indicada a atividade multidisciplinar com profissionais como os Fisioterapeutas e Professores de Educação Física e Médicos para o melhor tratamento do caso.


NÃO PERCA MAIS TEMPO!!!

Agende sua Avaliação

Atendimento Domiciliar

Carangola e Região

Dr Igor Amorim do Couto
(32) 8489-1912 / (32) 9122-7525


Nenhum comentário:

Postar um comentário